top of page

A importância do vestuário de trabalho com isolamento térmico para o conforto térmico do trabalhador

Quando se trabalha em ambientes com temperaturas baixas, o risco de frio é uma realidade que pode afetar muitos trabalhadores se estes não estiverem devidamente protegidos e vestidos com o equipamento adequado. As doenças relacionadas com o frio, tais como hipotermia, queimaduras por congelação ou frieiras são problemas que muitas empresas enfrentam quando se trata de trabalhar em ambientes frios.


Para evitar tais perigos ocupacionais, deve escolher cuidadosamente o seu vestuário de trabalho para ambientes frios, pois o seu conforto e segurança estão em jogo na hora da decisão.


Continue a ler para compreender a importância do vestuário para ambientes frios. Vamos dar-lhe algumas dicas para o ajudar a escolher o vestuário de trabalho certo para estes ambientes.


Ao escolher vestuário de proteção contra o frio, é essencial ter em conta a temperatura, o ambiente, o nível de intensidade e o tempo de execução das tarefas. É também necessário ter em conta os materiais com os quais as peças são confecionadas, as certificações que cumprem e, finalmente, considerar a possibilidade de vestir em camadas ou a layering technique.


Em termos de temperaturas, existem duas categorias a considerar: frio positivo e frio abaixo de zero ou frio negativo. O frio positivo são todas as temperaturas iguais ou acima de 0ºc, mas ainda suficientemente baixas para serem consideradas "frio" (0ºc - 10ºc). Frío negativo são toda as temperaturas abaixo de 0ºc.


Na nossa marca, Ticeworkwear® , temos protecção para ambas as categorias: para o frio negativo o Thermo Suit seria uma escolha perfeita. Para o frio positivo, recomendamos o Colete Thermo Light Vest e o Casaco Thermo Light Jacket. (Fotografias).




Deve também ter em conta o ambiente e as condições climáticas presentes durante a tarefa: é uma área fechada? É uma câmara frigorífica? É uma atividade ao ar livre? Isto também determinará o nível de proteção e especificações. Por exemplo, todos os nossos produtos Ticeworkwear® são feitos com um tecido exterior impermeável revestido a PU, pelo que são adequados para trabalhar em condições de tempo húmido ou chuvoso. No entanto, tenha em conta que se estiver a trabalhar num ambiente exterior, não é aconselhável usar um colete pois, por razões óbvias, os seus braços ficarão molhados (tendo em conta as condições meteorológicas acima mencionadas). Deve, portanto, ter isto em conta ao escolher o que vestir para o manter quente e confortável.


Outro factor crucial para estar bem informado é o tempo de trabalho. Vai ser uma hora de atividade, ou um dia inteiro de trabalho em temperaturas frias? Quanto mais longa for a ação, mais proteção é necessária para evitar a hipotermia ou as queimaduras por congelação. Além disso, quando fica mais frio, a necessidade de usar acessórios aumenta, de modo a manter os membros a uma temperatura quente e assim evitar o risco de queimadura por congelamento (que pode levar à amputação); luvas, chapéus de malha, balaclavas, um bom par de botas de PU e meias...



Uma sugestão que gostaríamos de mencionar é vestir com camadas: uma camada interior para proporcionar isolamento térmico e manter o suor longe da pele para a manter seca. A camada exterior, que deve proteger o corpo diretamente das temperaturas frias, deve ser à prova de água e de vento (como mencionado acima).


Estas são as principais razões pelas quais o vestuário para ambientes de frio é extremamente importante no desempenho de tarefas para evitar acidentes de trabalho em condições de temperaturas baixas e para o manter confortável durante um dia de trabalho.


E por último, mas não menos importante, lembre-se de manter o seu corpo em movimento!





bottom of page