top of page

Botas para a Indústria Alimentar: Branco ou Azul?

A indústria alimentar sempre se consolidou como uma indústria muito meticulosa e isto deve-se a todos os códigos e normas que abrangem áreas como a higiene, segurança e saúde, que os seus empregados devem seguir a fim de reduzir o risco de contaminação e acidentes de trabalho.

Uma das principais exigências desta indústria são o uniforme e o calçado utilizado pelos seus trabalhadores. É obrigatório que sigam as normas de EPI desta indústria. Neste caso, vamos falar sobre a importância das cores no calçado da indústria alimentar, por isso continuem a ler este artigo para compreender porque desempenham um papel fundamental e como escolhê-las.




Bem se sabe que a indústria alimentar é muito cautelosa quando se trata de escolher o calçado adequado para os seus trabalhadores, pois, têm de ter a certificação SRC (a fim de evitar escorregamentos e quedas), ser leves, fáceis de limpar e de preferência sem metal, mas enquanto à cor? Existe uma cor específica? existem regras para a cor?

Em termos de codificação por cores, existem alguns aspectos da produção que ajudarão a empresa a determinar que cor é a melhor a usar de acordo com cada actividade:

  • Manuseamento directo de alimentos crus: estes trabalhadores têm de usar estritamente calçado branco, pelo que, em caso de qualquer sujidade, este pode ser facilmente localizado e limpo. Isto é feito de modo a evitar o transporte de germes. Normalmente, estes sapatos são inteiramente brancos, mas frequentemente, alguns deles podem ter uma sola exterior azul ou alguns detalhes azuis.


  • Manuseamento directo de alimentos: Neste caso, o branco poderia ser opcional, mas continua a ser a cor preferida nesta indústria. No entanto, algumas empresas preferem usar uma cor diferente nesta secção devido à separação de cada processo, para que possam reconhecer facilmente, num relance, a que sector pertence cada trabalhador, de acordo com a cor do seu calçado, e assim reduzir o risco de contaminação. Normalmente, a cor alternativa aqui utilizada é o azul, tendo em conta que esta cor raramente é vista em qualquer alimento natural, contaminação, sujidade ou desperdício alimentar, pelo que pode ser facilmente manchada e limpa.


  • Manuseamento directo dos alimentos embalados: Neste caso, o código de cores é menos rigoroso porque o produto já devia estar embalado e não haveria necessidade de manusear directamente os alimentos. Embora algumas empresas prefiram que os seus trabalhadores usem sapatos brancos, também podem usar sapatos azuis, cinzentos ou mesmo pretos.


Na nossa marca, EagleGrip®, temos todas estas cores disponíveis (branco, azul, cinzento e preto). Estas botas foram especialmente desenvolvidas para a indústria alimentar, vêm em todos os níveis de segurança e cumprem todos os requisitos para esta área: Certificado SRC, leve, fácil de limpar, design suave e sem metal.



Outro aspecto crucial a ter em consideração é a limpeza rigorosa a que os sapatos devem ser submetidos cada vez que são utilizados. Tal como antes de entrar na fábrica ou de iniciar qualquer actividade relacionada com alimentos, e também depois de terminar a actividade. Existem algumas regras padrão que devem ser seguidas, e que especifica como isto deve ser feito (principalmente nas empresas), mas para as empresas mais pequenas ou amadores, também recomendamos fazê-lo, não só para evitar a contaminação e propagação de germes, mas também para aumentar a vida útil das botas e mantê-las limpas.

Estas são algumas das principais razões pelas quais a codificação das cores do calçado na indústria alimentar é essencial. Tudo isto é feito a fim de evitar a contaminação dos alimentos e a proliferação de germes, portanto, da próxima vez que precisar de escolher a cor certa para o calçado, saberá como fazê-lo e que aspectos a ter em conta.

bottom of page