top of page

SafetyPro: Orgulhosamente nos pés dos seus fabricantes

Sabia que produzimos o SafetyPro e que depois o usamos?


Sim, é verdade! 100% dos nossos trabalhadores usam SafetyPro desde o dia em que esta marca nasceu.


Por esta razão, decidimos fazer um pequeno estudo para compreender e pôr à prova o nosso calçado:

  • Quantos passos os nossos trabalhadores dão com os sapatos calçados?

  • Qual é a vida útil de um par?

  • Porquê/como são confortáveis?

  • Como é que todas estas características melhoram a sua produtividade?


Continue a ler este artigo para ficar a conhecer o resultado do estudo.


A gama SafetyPro nasceu em 2017. Quando iniciámos o processo de desenvolvimento desta marca, tínhamos em mente criar calçado em pele de segurança para indústrias como a indústria em geral e construção, a área alimentar, etc., que pudesse chegar a grandes e pequenos mercados com um preço atrativo e ao mesmo tempo que fosse fabricado em Portugal. Sabíamos que era um grande desafio tendo em conta que a nossa experiência era na área das botas de Poliuretano e PVC.


Assumimos o risco, e cá estamos hoje! Com mais de 1000 clientes em todo o mundo a escolher a marca SafetyPro para usar todos os dias durante o seu trabalho. Mas, talvez o que não sabiam é que a nossa equipa também os usa!


A equipa Dikamar tem muito orgulho em produzir os modelos SafetyPro e depois, usá-los!


No estudo que fizemos recentemente pudemos concluir o seguinte:


  • Uma média de 3.500 passos em cada dia de trabalho: para o comprovar, cinco trabalhadores usavam um smartwatch por cada oito horas de trabalho. Fizemos este procedimento durante 20 dias (5 trabalhadores diferentes por dia) para testar os seus passos, batimentos cardíacos, respiração, stress... Após o "test drive", descobrimos que o número médio de passos dados por dia era de 3.500 por trabalhador (média de 2,8 Km). Alguns fazem mais - até 7000 passos - e outros fazem menos - com um mínimo de 2000 passos por dia de trabalho.

  • Uma média de vida útil de 1,5 anos: Depois de estudar os resultados do teste dos passos, demos uma vista de olhos ao registo do PPE para ver quantas vezes os nossos trabalhadores solicitaram um novo par de SafetyPro. A média foi de um ano e meio. Para atingir esta vida útil, a maior parte dos nossos trabalhadores fazem a manutenção do seu calçado, limpando-os regularmente. Esta vida útil pode variar em função das tarefas desempenhadas por cada trabalhador, da forma como andam e da manutenção que dão ao sapato.

  • 8,5 em cada 10 em conforto: Como é que sabemos isto? Devido a um inquérito que espalhámos por toda a empresa fazendo perguntas como: Quão cansados se sentem os seus pés depois do trabalho?; Estão habituados a usar sapatos de segurança?; São pesados?; Alguma vez caíram enquanto os usavam? Após analisar o inquérito, descobrimos que 20% dos nossos trabalhadores nunca tinham usado sapatos de segurança, por isso demorou algum tempo a habituarem-se ao sapato e à biqueira. 10% deles, disseram que os sapatos eram desconfortáveis nas duas primeiras semanas, depois os sapatos moldam-se aos seus pés, por isso fica confortável. Estas foram as razões pelas quais não chegámos aos 10/10.

  • 100% Segurança: no inquérito, também questionámos os nossos empregados sobre acidentes de trabalho. Alguns deles disseram que quase viveram um, mas graças ao seu calçado, não tiveram de se preocupar com nada.

  • Todos os nossos trabalhadores preferem usar o que produzem: Devido ao cuidado, qualidade e segurança, somos obrigados a usar calçado de segurança (entre outros EPIs). Embora pudessem trabalhar com qualquer calçado de segurança no mercado, escolhem trabalhar com SafetyPro. Porquê? A maior parte das respostas estavam relacionadas com todos os pontos acima mencionados e porque confiam no uso de algo que foi certificado e feito por eles.

Após a análise dos dados recolhidos no inquérito, o teste e, mais tarde, ao entrevistar alguns funcionários, concluímos que enquanto os nossos trabalhadores usam SafetyPro:

  • Melhoram a sua saúde ao darem 3.500 passos por dia.

  • Evitaram 100% dos acidentes de trabalho relacionados com os pés.

  • Melhoram a sua atividade ao mesmo tempo que aumentam a produção devido à segurança e conforto.

  • Sentem-se orgulhosos de usar o que produzem.


Que modelo de SafetyPro os nossos trabalhadores usam?




Estamos muito orgulhosos do que realizámos como equipa, mas estamos ainda mais orgulhosos de manter os nossos pés em movimento com os produtos que fabricamos, SafetyPro.




*Disclaimer: Este artigo foi escrito de acordo com um estudo realizado na nossa empresa. Os resultados podem variar em função das condições de trabalho, atividade física, condições meteorológicas, manutenção de calçado, etc. Dikamar não assume a responsabilidade se os seus resultados forem diferentes.


bottom of page