top of page
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • YouTube

Biqueira de compósito vs Biqueira de aço. Qual é melhor?

Escolher calçado de segurança pode ser uma tarefa complexa e até aborrecida devido à informação que tem de ter em conta no processo de pesquisa e seleção. Esta é uma das principais razões pelas quais na Dikamar criamos estes posts e dicas no blogue: ajudar os clientes e utilizadores no processo de seleção, facilitando esta tarefa.

Um dos aspetos mais importantes a ter em conta na escolha do calçado de segurança mais adequado é a necessidade de proteção dos dedos dos pés, uma vez que algumas atividades não requerem o uso obrigatório de calçado com biqueira de segurança, enquanto que noutras a sua utilização é obrigatória.

Por conseguinte, começam a surgir outras dúvidas tal como, escolher Biqueira de Aço ou Biqueira de Compósito?


Não se preocupe, se está com esta dúvida, vamos responder-lhe neste artigo.


Ouvimos frequentemente a mesma pergunta: qual delas é a melhor opção quando falamos de calçado de segurança? Biqueira de aço ou biqueira de compósito?



As biqueiras de aço estão no mercado desde o século XX e continuam a ser líderes na indústria devido à segurança que garantem e principalmente, devido à tradição da sua utilização na indústria do calçado. A utilização das biqueiras em compósito é relativamente recente, no entanto, são cada vez mais usadas e garantem a mesma segurança das biqueiras metálicas. Embora ambas estejam aprovadas por todas as normas do calçado, algumas características podem fazer a diferença de acordo com as áreas de atividade onde o calçado é utilizado.


Preferência por Biqueira de compósito


As biqueiras de compósito são feitas de materiais não metálicos, tais como fibra de vidro, fibra de carbono, plástico ou Kevlar. A característica mais conhecida das biqueiras de compósito é que são mais leves que as biqueiras de aço, mas há outras características que deve ter em atenção:

  • Não arrefecem nem aquecem: ao contrário das biqueiras de aço, o compósito não conduz calor nem frio, tornando-as perfeitas para botas de trabalho isoladas termicamente.

  • Não ativam detetores de metais: em algumas indústrias, os funcionários devem passar com frequência nos scanners de segurança. As biqueiras de compósito serão, neste caso, facilitadoras de tempo.

  • As biqueiras de compósito não conduzem eletricidade: embora as biqueiras de aço normalmente passem o teste de condução de eletricidade, há sempre um pequeno risco de ocorrência de acidentes. Neste caso, as biqueiras de compósito darão ao utilizador tranquilidade quando trabalhar num ambiente elétrico perigoso.

  • Leveza: devido ao seu peso leve, as biqueiras em compósito conferem maior conforto aos pés e ajudam a reduzir a fadiga.


Preferência para biqueira de aço


Uma vez que as biqueiras de aço são utilizadas há mais tempo na indústria do calçado, são a escolha preferencial para muitos, havendo também mais opções e variedade de escolha. Vejamos o que eles oferecem:

  • São mais baratas: devido ao seu histórico, know-how e inovação, as biqueiras de aço são mais baratas do que as biqueiras de compósito.

  • Em alguns casos, conferem maior robustez ao calçado do que as biqueiras de compósito.

  • São mais finas, o que facilita a conceção do calçado.


No nosso catálogo dispomos de uma gama de produtos com biqueira de aço e biqueira de compósito, por exemplo, a EagleGrip é uma bota para a área alimentar com biquiera de composite. O RedPro é um sapato de segurança com biqueira de composite. As nossas botas da gama Alpha Safety, são galochas de segurança com biqueiras de aço.Todos eles estão certificados e são testados diariamente no nosso laboratório para garantir a segurança do utilizador.



 
 
 

Opmerkingen


bottom of page